quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ori


Ori desempenha um papel importante para os devotos de Ifá. A palavra em si, em ioruba, tem muitos significados. Significa cabeça, ou o ápice ou cume mais alto de realização. Em um sentido espiritual, a cabeça, como o ponto mais alto do corpo humano, representa Ori. O chefe de uma empresa ou organização é conhecida como Olori. O Ser Supremo, o nosso único Deus, é conhecido como Oludumare, outra forma da palavra.
No corpo humano, Ori tem dois papéis: o físico e o espiritual. As funções físicas de Ori são familiares para todos nós, tais como: o nosso cérebro pensa, os nossos olhos vêem, nossos narizes cheiram, e nossos ouvidos escutam, nossas bocas falam, comem e respiram. Os nossos rostos são diferentes de todos os outros e que dá a nossa identidade física. Nosso espiritual Ori são eles mesmos subdivididos em dois elementos: Apari-inu e Ori-apere. Apari-inu representa caráter; Ori Apere representa o destino. Um indivíduo pode vir para a Terra com um destino maravilhoso, mas se ele ou ela vem com o mau caráter, a probabilidade de cumprimento desse destino é severamente comprometida. O caráter é essencialmente imutável. Destino é mais complexo. Em Ifa acreditamos que podemos escolher os nossos próprios destinos. E fazemos isso através do patrocínio de Ajalá Mopin, ou o deus do Ori,  Ajala é responsável pela modelagem da cabeça humana, e acredita-se que o Ori que escolhemos determina nossa fortuna ou atribulações na vida. O Domínio de Ajala, está perto de Oludumare, e é ele que sanciona as escolhas que fazemos. Essas escolhas são documentadas pelas divindades que chamamos Aludundun. Todos recebemos nossos destinos neste lugar. Um verso de Ifa ajuda a explicar:





" E po lee bi olori gbe yanri o 

E Ba Yan Lee teyin 

ibi kannaa la gbe yanri o 

Kadara um papo ne ... "





Você disse que se tivesse sido 

você sabia onde Afuape 

tem o seu Ori 

Você poderia ter ido lá para ter. 

Nós todos temos o nosso Ori no domínio de Ajala. 

Apenas os nossos destinos são diferentes.




O Destino se divide em três partes: Akunleyan, Akunlegba e Ayanmo.
Akunleyan é o pedido que você faz no domínio de Ajalá Mopin - o que você gostaria em específico durante a sua vida na Terra: o número de anos que pretende viver na Terra, os tipos de sucesso que você espera alcançar, os tipos de relacionamentos que você deseja e outros do gênero. Akunlegba são aquelas coisas dadas a uma pessoa para ajudar a realizar esses desejos. Por exemplo, uma criança que deseja morrer na infância pode nascer durante uma epidemia para garantir sua intenção. Ambos Akunleyan e Akunlegba podem ser alterados ou modificados para o bem ou para o mal, dependendo da circunstância. Os sacrifícios e rituais podem ajudar a melhorar as condições desfavoráveis que podem ter resultado imprevistos, maquinações do mal, como a feitiçaria, bruxaria ou magia. Ayanmo é a parte do nosso destino que não pode ser mudada: nosso gênero, sexo e a família que nascemos, por exemplo.


Em muitos aspectos, Ori pode ser a divindade mais importante na influência de uma vida. Embora parece que todo mundo iria escolher a riqueza eo sucesso de seu destino, não é esse o caso. A razão pode ser encontrada no fato de que em Ifa, o sucesso material e realização, porém agradável e incentivados, não são os critérios de existência. Esse critério é Ori-inu, ou o caráter e as formas de mostrar o caráter forte muitas vezes não são o caminho mais fácil. Além disso, se o caráter de um indivíduo é mau, sua escolha de destino não podem ser cumprida. No sagrado Odu Ogbeogunda, Ifa diz:



"Ise meta ni omori odo nse 



Ka fi ori re gun iyan 



ka fi idi re gun elu 



ka fi agbede-meji re ti ilekun dain-dan-in dan in
Awon ni won difa fun
Oriseku omo Ogun
Won ki fun Ori liemere Omo Ija
Won difa fun Afuwape
Omo bibi Inu agbonmiregun
Nijo ti won nlo ile Ajala-mopin
Lo ree yan Ori
Won ni ki won rubo
Afuwape nikan lo mbe leyin to mebe
Ori Afuwape wa sun won ja
Won ni awon ko mo ibi olori gbe yan Ori o
Awon ko ba lo yan ti awon
Afuwape da won lohun wipe:
Ibikan naa la ti gbe yan Ori o
Kadara ko papo ni."

Um pilão realiza três funções: 
É inhame em pedaços
É índigo em quantidade 
É usado como um bloqueio atrás da porta. 
Adivinhação feita para Oriseku, Ori-ilemere e 
Afuwape 
Quando eles estavam indo para escolher os seus destinos 
no domínio Ajala Mopin. 
Eles foram convidados a realizar rituais. 
Apenas Afuwape realizou os rituais. 
Ele, portanto, tornou-se muito bem sucedido. 
Os outros lamentaram  não ter o conhecido 
onde Afuwape escolheu seu próprio Ori, que 
teriam ido lá para os seus próprios também. 
Afuwape respondeu que mesmo que os seus 
Ori fossem escolhidos no mesmo lugar, o seu 
destino diferente.







O ponto aqui é que apenas o bom caráter de Afuwape. Ao respeitar a sua fé e realizando seus sacrifícios e rituais, ele trouxe as bênçãos potenciais de seu destino. Seus amigos, Oriseku e Ori-ilemere, não conseguiram mostrar bom caráter pela recusa de realizar seus rituais e suas vidas  sofreram conforme as suas más escolhas.
Se Akunleyan de uma pessoa e Akunlegba são muito ruim, ele pode ser detectado no terceiro dia após o seu nascimento até o que chamamos de Ikosedaye. Esta é uma cerimônia ritual de adivinhação especial realizada em um recém-nascido por um Babalaô, a fim de determinar o seu Ori e o que deve ser feito para apaziguar ou melhorá-lo. No caso de um destino ruim, só existem as seguintes possibilidades de alterá-lo que é através de rituais  e sacrifícios e a presença de bom caráter.  Através do bom caráter podemos alcançar o sucesso.
Ritual e sacrifício podem fornecer os mesmos resultados, com estes dois caminhos,  pode-se tornar os indivíduos com  dificuldades em seu destino em  rico ou bem sucedido, mas certamente vai tornar sua vida mais confortável sobre a Terra.


No sagrado Odú Owonrin- Meji, Ifa diz:


Agbon mi Jia Jia ma-jaa (nome de um babalaô Ifá) lançou um oráculo de adivinhação para Bayewo quando ela foi orientada a realizar rituais. Após os rituais, ela foi convidada para usar o camaleão a esfregar seu corpo inteiro. Ela obedeceu. Pouco depois, ela deu à luz um menino. Oga Uma criança nascida depois de esfregar o corpo com camaleão é nomeado Oga-n-rara.


Oga-n-rara estava vindo do Céu à Terra. Elenão escolheu um  destino  favorável. Quando ele estava na Terra, a vida  tornou-se insuportável e muito difícil. Conseqüentemente, ele se aproximou de dez Babalawôs diferentes para adivinhação. Oga-n-Rara realizados os rituais que ele foi aconselhado a fazer  foi capaz de ter suas necessidades satisfeitas através de Oludumare.







Se nossa situação é honestamente ruim, e não é uma questão de nosso caráter ou comportamento, então nosso Ori Apere deve ser apaziguado. Sacrifícios prescritos e ou rituais devem ser realizados para nos trazer de volta para o alinhamento saudável. Esses rituais são melhor realizados à noite, e uma vez que foram realizados é aconselhado a permanecer na casa até a manhã. Se isso for impossível, então o ritual ou o sacrifício deve ser realizado precisamente na madrugada antes de quaisquer outros atos do dia. Antes de realizar o ritual é essencial na hora de ser banhado e vestido com roupas limpas. Branco seria a cor preferível, mas se vestir todo de branco não for possível, use a cor mais clara disponível. Preto não é aceitável. No ritual de Ori Apere, você deve usar um boné ou cobertura a sua cabeça.
Depois de preparar-se para o canto, oferecendo-lhe três vezes:







"Ela ro

Ela ro

Ela ro

Ori o me pe e o

Ori o mo pe e o 

Ori o mo pe e o "




Orunmila, por favor, desça
Orunmila, por favor desça

Orunmila, por favor, desça


Ori, peço-lhe

Ori, peço-lhe

Ori, eu apelo a você!











Então você apresenta o seu problema, para pedir uma solução, e dar a sua oferta como forma de pagamento e agradecimentos.


Há vários versículos que Ifa orações oferta geral de seu Ori Apere. Entre elas estão as seguintes:








"Wonran Olukun 
Abara le kokooko bi ori ota 
Fun Difa Ori Apere 
Omo sola atakara 
Nje gbe ni ibi ori owo 
Akara 
Ori je won o ka mi mo won
Akara 
Nibi ori gbe Gbogbó ira nni 
Akara 
 Ori je won o ka mi mo won
Akara.
Iwonran Olukun [Babalawo]
 
Foi feita adivinhação para Ori-Apere 
É certo que Apere é a quintessência 
de bem-estar. 
 Ori sempre é rico, vamos ser incluídos. 
Ori sempre tem muitos filhos, vamos ser incluídos. 
 Ori sempre tem todas as coisas boas da vida, vamos ser incluídos.
Ori wo ibi ire 
ki o gbe mi de 
Ese wo ibi ire 
ki o re mi pecado 
Ibi ope agunka Ngbe mii re 
Emi ibe mo ko 
Fun Difa Sasore 
Eyi para ji ni Kutukutu owuro 
Nje ti o ba tun ku ibi para dara ju eyi lo 
Ori mi ma sai gbe mi de Ibe.


Ori, colocar-me em boas condições. 
Meus pés, levar-me para onde condição é favorável. 
Ifa para onde está me levando, nunca sei. 
Oráculo de adivinhação  
No auge de sua vida 
Se houver alguma condição melhor do que o que estou dentro 
no presente 
Talvez meu Ori não deixará de colocar-me lá.
Ori mi gbe mi 
Ori mi la mi 
Gbemi Niran atete 
Gbemi atete gbeni ku Foosa 
Ori nii gbe ni
 Ajawo, kii se oosa.



Meu Ori, me apoie. 
Faça-me próspero, o meu Ori. 
Ori é o suporte da humanidade antes de divindades.



Se as coisas estão indo mal em sua vida, antes de apontar um dedo acusador para as bruxas, feiticeiros, ou seus inimigos,  faria bem  examinar a sua personalidade. Se você tem o hábito e bulir as pessoas ou não ser atencioso  com seus sentimentos, não terá a  felicidade verdadeira em sua vida não importa o quanto materialmente bem sucedidos você pode ser. Se, por outro lado, você ajuda os outros e trazer felicidade para eles, sua vida será completa, não só de riquezas, mas de alegria e felicidade também. Mas lembre-se, é muito mais fácil de alterar o seu destino do que a sua personalidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog